quarta-feira, 29 de junho de 2011

Dia do Santo




A verdade verdadeira é que nós aqui da In House somos bons de garfo e não precisamos de muita razão para mandar um belo prato de gnocchi a qualquer dia da semana. Mas, quando existe um bom motivo (ou melhor, um motivo sagrado!), fica bem mais fácil saborear sem culpa uma porção reforçada. E, por nos fornecer essa razão, nós agradecemos a São Pantaleão.

São Pantaleão, um médico italiano que viveu nos idos do século IV, era um jovem cristão de família abastada e médico pessoal do imperador romano Galério. No entanto, deparando-se com a dissolução e baderna que reinava na corte, ele abdicou de sua fortuna e decidiu dedicar sua vida a tratar dos pobres, tornando-se um andarilho que curava as pessoas pela ciência e também pela fé.

Reza a lenda que, um certo dia 29 de Setembro, dois camponeses pobres dividiram sua humilde refeição, composta de pequenas bolinhas de semolina cozidas, com o santo. Ao despedirem-se do mártir, quando este já ia longe, perceberam uma moeda de ouro embaixo de cada prato. Existe uma variação da história, que diz que os camponeses dividiram a mesma refeição com São Pantaleão em um ano de muita fome, com colheitas magras e pobres. Após a partida do santo, o trigo milagrosamente começou a crescer nos campos, e o vilarejo tornou-se próspero. Desde então, surgiu o costume de comer o gnocchi no dia do encontro, para celebrar a memória do santo – em uma festa comum em muitas regiões da Itália, o Festim de São Pantaleão.

Fato é que o gnocchi, essa massa leve e saborosa, conquistou o paladar do brasileiro. E, para dar sorte para todos nós, não apenas comemos um prato dessas santas bolinhas, mas também dividiremos uma receita sensacional de gnocchi de espinafre, que serve bem quatro pessoas. Mangia que te fa benne.

450 gramas de espinafre cozido, escorrido e picado

1 kg e 200g de batata cozida espremida

2 gemas de ovo

2 colheres de sopa de parmesão ralado

¼ de colher de chá de sal, mais 3 colheres de sopa para o cozimento

5 colheres de farinha de trigo

450 ml de água

Em uma panela grande, ferva a água com 3 colheres de sopa de sal. Enquanto isso, misture em uma tigela o espinafre, as batatas amassadas, as gemas de ovo, o queijo e o restante do sal, batendo bem os ingredientes até que se forme uma massa lisa e uniforme. Em uma superfície plana, polvilhe farinha de trigo e enrole a massa em longas tiras, com um dedo de espessura. Corte os gnocchis com mais ou menos um centímetro. Com a água fervendo, adicione os gnocchis, retirando-os da panela com uma escumadeira quando estiverem flutuando. Cozinhe aos poucos, para que possa pescá-los da panela sem dificuldade. Sirva numa tigela aquecida, com bastante manteiga e queijo parmesão. Ou, se quiser, substitua a manteiga pelo seu molho preferido. E também fica ótimo se gratinado, com um pouquinho de creme de leite e queijo parmesão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário