domingo, 3 de julho de 2011

O côco, esse desconhecido





Como a maioria dos brasileiros, somos amigos da água de coco. E do hábito de abrir o coco verde para consumir a polpa fresca e gelatinosa. Além disso, as sobremesas que utilizam o coco ralado, fresco ou seco, também sempre tiveram relação estreita com meu paladar: adoro especialmente o cuscus de tapioca com coco, servido com uma calda de leite condensado, incrivelmente doce, de lamber os beiços.



Já o leite de coco, obtido espremendo a polpa do coco, também tem seu espaço garantido. As preparações capixabas e baianas, tão significativas para nossa cultura gastronômica, não podem passar sem esse ingrediente. Até aí, ok. Estava me sentindo o mestre do côco. Mas foi então que a surra começou.



A primeira surpresa: óleo de côco. Descobri várias receitas asiáticas (especialmente tailandesas, envolvendo pescados) que usam desse ingrediente. E a farinha de côco, um pó aveludado como farinha de trigo, obtido após o refino do subproduto da extração do óleo de côco da polpa, pouco calórica, rica em fibras e sem glúten.



O mais inesperado mesmo foi descobrir o açúcar de côco – que adoça tão bem quanto o açúcar de cana, na mesma proporção inclusive, mas tem um índice glicêmico de 35, bem mais baixo do que o açúcar normal (que é 68) – extraído das flores da palmeira. Essa diferença siginifica que o açúcar de côco pode ser consumido inclusive por diabéticos.



Com um item que rende farinha sem glúten e açúcar seguro para diabéticos, ficamos com uma coceira danada para provar um doce que unisse todas essas propriedades. E assim, depois de muita procura, encontramos uma receita de muffins de chocolate com côco da bacanérrima Clotilde Dusoulier, testada e aprovada pelo time da In House, que dividimos com vocês abaixo. A farinha, o óleo e o açúcar de côco nós encontramos na Mundo Verde – Loja Oscar Freire, do ladinho aqui de casa, nos Jardins, em São Paulo.



Muffins de Chocolate com Côco



125 gramas de cocolate meio amargo

60 gramas de farinha de côco

100 gramas de açúcar de côco

½ colher de chá de fermento

1 pitada de sal

80 ml de óleo de côco

2 ovos grandes



Pré aqueça o forno a 175 graus e forre uma forma de muffins com 6 canecos com formas de papel ou de silicone (preferimos as de silicone, por duas razões: primeiro, porque se desgrudam facilmente dos bolinhos, sem puxar migalhas e, segundo, por serem reutilizáveis).

Derreta o chocolate em banho maria.

Enquanto isso, numa tigela média, misture a farinha, açúcar, fermento e sal, retirando bem qualquer bolinha. Se quiser, pode peneirar, para evitar bolinhas.

Após derreter o chocolate, acrescente o óleo e,na sequência, os ovos, um a um, batendo bem sempre após cada adição. Depois de bem misturado, acrescente os ingredientes secos, misturando delicadamente.

Divida a massa entre os seis canecos e asse por 15 a 20 minutos, ou até que um palito inserido no meio de cada bolinho saia limpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário