quinta-feira, 7 de julho de 2011

Chá de Bebê

Sempre achei chá de bebê uma festinha meio chata, só com mulheres casadas, com todo tipo de conselho certeiro (“Cuidado com o chá de camomila!!”; “Não mexe com esse gato!! Está maluca?”), de previsão quase científica (“A barriga está redonda... É menina!”; “Só quer comer salgado? É menino!”) e de diagnóstico apurado (“Azia? É o cabelo do bebê nascendo!”). E tomei a decisão de que o meu chá de bebê seria bem diferente.

Lógico que ser casada com chef ajuda muito – ainda mais com um chef paizão louco para participar da organização do chá e da festa propriamente dita. Só isso já definiu o tom da festa, que desde o começo teve a idéia não de amealhar presentes nem de cumprir com tradições, mas sim de celebrar o filhote e o nosso momento com nossos amigos: homens e mulheres, casados e solteiros, jovens e mais experientes, enfim, todos os nossos queridos.

E esse tom acabou por definir o formato do evento – uma festa no final da tarde, reunindo homens e mulheres, casados e solteiros, famílias e amigos, para bebericar um prosecco, saborear comidinhas e colocar as conversas em dia. Nossa idéia de serviço foi misturar um pouco de chá da tarde (com cupcakes, pães de mel e amanteigados num bar de nespresso) com fingerfoods (sempre deliciosas, e num tamanho que agrada tanto quem está com fome quanto quem acabou de almoçar...).

A decoração ficou à cargo das nossas parceiras Andrea e Fernanda, da Sweet Wings, e elas mesmas criaram o conceito “Brinquedos Antigos”, que para nós acertou um cheio. Enfim, um final de tarde cheio de fofices, amigos, e do meu docinho preferido: o cupcake de Nespresso. Cuja receita divido com vocês agora.

CUPCAKES DE NESPRESSO (adaptada do livro The Ghirardelli Chocolate CookBook)
Rendimento: 12 cupcakes médios

Ingredientes Massa:
•1 xic. + 2 colh. (sopa) farinha de trigo
•1/4 xic. cacau em pó
•1 1/4 colh. (chá) bicarbonato de sódio
•1/4 colh. (chá) sal
•1 ovo grande
•1/2 xic. açúcar mascavo compactado na xícara
•1/2 xic. açúcar cristal orgânico
•1/2 xic. + 2 colh. (sopa) leite integral
•1/3 xic. Nespresso Indrya
•1/2 xic. (100g) manteiga sem sal, derretida


Ingredientes Cobertura:
•170g chocolate meio-amargo
•3/4 xic. creme de leite fresco
•3 colh. (sopa) manteiga sem sal
•sprinkles de chocolate para decorar

Preparo Massa:
1.Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre a forma de muffins com forminhas de papel (as forminhas realmente facilitam para desenformar os bolinhos, que saem do forno MUITO frágeis e molinhos).
2.Peneire a farinha, o cacau, o bicarbonato e o sal em uma tigela.
3.Em outra tigela, misture o ovo e os açúcares até ficar homogêneo. Junte o leite, o café e a manteiga derretida. Junte os ingredientes secos e misture apenas até que fique homogêneo.
4.Divida a massa entre as formas, enchendo-as até 3/4 da capacidade. Asse por 15 minutos, ou até que um palito inserido no meio saia limpo. Os bolinhos não vão crescer muito, e ficarão achatados no topo, o que facilita na hora de confeitá-los.
5.Esfrie nas formas por 10 minutos. Com uma pequena espátula ou faca, desenforme-os com cuidado, deixando que terminem de esfriar sobre uma grade.

Preparo Cobertura:
1. Pique o chocolate e derreta-o em banho-maria, mexendo de vez em quando. Tire do fogo. Aqueça o creme de leite e junte ao chocolate, mexendo bem com um fouet. Deixe que amorne um pouco e junte a manteiga, mexendo até que ela esteja bem incorporada. Deixe descansar até firmar o suficiente para espalhar a ganache sobre os bolinhos (1 hora em temperatura ambiente ou 20-30 minutos na geladeira).
2.Espalhe a cobertura nos bolinhos e enfeite com os sprinkles de chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário